Parque Olímpico do Rio
Parque Olímpico do Rio de Janeiro é um complexo esportivo e de lazer, construído para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Verão de 2016, localizado no bairro da Barra da Tijuca, na zona oeste da cidade. Nele estão situadas as 3 Arenas Cariocas, o Centro Olímpico de Tênis, o Velódromo, a Arena Olímpica do Rio e o Parque Aquático Maria Lenk, além de 2 hotéis da rede Marriott, prédios que abrigaram o Centro Internacional de Transmissão e o Centro Principal de Mídia e o Terminal Centro Olímpico. O Parque Olímpico também abrigou as estruturas temporárias do Estádio Aquático Olímpico e da Arena do Futuro.
Após os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, áreas de lazer, jardins e o Muro dos Campeões foram construídos no grande espaço de circulação no centro do parque, conhecido como Via Olímpica. Esta área virou um parque público, aberto em janeiro de 2017, e abrigou as edições de 2017 e 2019 do festival Rock in Rio.
Futuramente, o lado leste do parque abrigará o Centro Olímpico de Treinamento, formado por algumas das arenas e também um alojamento e uma pista de atletismo, que ainda serão construídos. No lado oeste, serão erguidos prédios comerciais e residenciais, transformando a região do parque num mini-bairro.
O parque, com 118 hectares de área, foi construído sobre o antigo Autódromo Internacional Nelson Piquet, que já havia sido modificado anteriormente para a criação da Cidade dos Esportes para os Jogos Pan-Americanos de 2007. A construção teve início em 2012[1] e durou 4 anos.